Ocupação com "kapas"...
Será que é efeito do novo acordo ortográfico?! Nunca me pronunciei sobre o assunto mas assumo que continuo a escrever como antes, acho que muitas palavras ficaram simplesmente estranhas...tive algumas dúvidas se deveria escrever corretamente ou correctamente e enquanto não tiver uma obrigação muito forte fico-me pelo velhinho. E vocês como fazem?
Ou é isso ou o mau vício das escritas virtuais...que deve ser um acordo ortográfico do outro mundo. Acho que todos nós que usamos telemóveis e internet, acabamos por abreviar e adoptar uma linguagem mais rápida mas existem fórmulas completamente absurdas, que para mim não fazem muito sentido. Compreendo quando se tenta abreviar mas não quando se altera a sonoridade das palavras. Enfim...
Para não falar no estranho sentido da "frase". Alguma sugestão? ;)
Contra a corrupção okupação e contra a okupação um dicionário!
bom sou-te muito sincera! sou completamente contra esta estupidez do acordo ortográfico, isto não serve para nada, mas se queriam muito que o português do Brasil e o português de Portugal se tornassem num só, não deveria ser ao contrário? o nosso português é o português mãe, aquele que veio desde a era dos afonsinhos, porque raio vamos nós tirar todo o virtuosismo, beleza e peso histórico á nossa escrita só porque alguém se lembrou que em português do Brasil se usam menos letras e que provavelmente seria o mais prático??
ResponderEliminarGOD!!! Isso é cagar (desculpem a expressão) no nascimento de uma língua, esquecer completamente o berço!
não faz sentido nenhum, nunca vou achar graça nenhuma e estou como tu, enquanto n for obrigada hei-de escrever sempre como me ensinaram!
desculpem as meninas brasileiras, nada contra vocês, muito pelo contrário, acho que nenhum de nós deveria ser forçado a aprender uma nova maneira de escrever o nosso idioma!
alguma vez vocês acham que vou escrever atriz em vez de actriz?? (até o blogger dá erro loool)
ação em vez de acção???
esqueçam, não é para mim!
fora os dias da semana que perderam a maiúscula!
beijo querida
Bem eu só sei que algumas coisas são muito estranhas...fazem-me muita confusão e provavelmente mesmo não concordando um dia vamos ter que escrever "correto" pelo menos em algumas situações...acho que estou na fase da negação. A verdade é que mesmo o modo que sempre conhecemos também já teve outras adaptações ao longo dos anos e também devem ter revoltado muita gente. Não sei o suficiente sobre a história da evolução da língua portuguesa mas que existem coisas estranhas existem e que vai custar muito vai...
Eliminar*kisses*
Menina... quando vi o titulo do teu post assustei-me... Eu também estou contra o acordo ortográfico e fico-me pelo velhinho que me ensinaram.
ResponderEliminarTuli
prettifyournails.blogspot.com
eheh assustaste-te?!!!! Está tão bem escrito eheheh ;)
EliminarPois por enquanto mantenho-me com o velhinho e depois logo se vê...
*kisses*
Eu sinto-me como tu. Detesto o acordo ortográfico é há situações em que não faz sentido nenhum. Mas confesso que já o pratico, exceto em palavras em que fica completamente idiota, como por exemplo retirar os acentos aos verbos e fica tal e qual uma preposição. Mas nem os do acordo se entendem. Enfim. Bjs
ResponderEliminarAcredito que somos mesmo muitos a sentir o mesmo :( consigo compreender algumas alterações mas outras são bastante estranhas (continuo eu com esta palavra!!!). Já escrevi algumas no novo acordo mas acreditas que muitas vezes evito escrever certas palavras só porque me soa muito mal?! Então ando sempre a pensar em alternativas de dizer o mesmo com palavras que não tenham alterado!!!! Eu sei que isto não deve passar de uma fase de adaptação e tal mas por enquanto e enquanto não tiver uma grande obrigação fico-me pelo antigo. Pode ser que um dia as regras fiquem melhor esclarecidas.
Eliminar*kisses*
Olha, tive de adotar obrigatoriamente o novo acordo no local de trabalho, e para tal temos até um programa que nos faz o trabalhinho todo. Isto a acrescentar ao fato de o meu filhote ter entrado este ano para a primária e o acordo ter sido adotado ao mesmo tempo, eu já me habituei a escrever assim e não me causa qualquer confusão, é muito mais prático assim.
ResponderEliminarPois provavelmente na tua situação já estaria a escrever no novo acordo...pelas questões de trabalho e principalmente para não baralhar o filhote na aprendizagem. Também tenho noção que muitos estamos em fase de negação e todos passam pela fase de adaptação...
Eliminar*kisses*
Sinceramente já adotei o novo acordo e já tenho algum cuidado nos post's. No início fiquei revoltadíssima com a mudança, mas depois pensei que isso não me ia valer de nada e que por muito que quisesse continuar a escrever da forma que aprendi isso poderia atrasar-me em relação à adaptação e que teria mesmo que me adaptar mais cedo ou mais tarde, mesmo por questões profissionais. A verdade é que tirei o cap e concorri para a academia da rtp e já tive de usar o novo acordo. Mesmo com trabalhos gráficos também já surgiu isso. Mais vale nos adaptarmos o quanto antes e pronto.
ResponderEliminarBeijinhos,
Nocas*
Dou-te toda a razão que quanto mais tarde mais custa a adaptação mas ainda estou na onda da revolta :oS
EliminarÉ a tal coisa...em muitas situações já é uma obrigação usar e ainda não me surgiu uma situação assim. Já agora, recomendas algum link onde se possa consultar as regras novas?! Se tiveres agradeço ;)
*kisses*
lol eu escrevo como aprendi na escola,não quero saber de acordos...a melhor é do "fato"facto...que fato estamos a falar ?fato e gravata ou será outra coisa?que me obriguem lol
ResponderEliminarkiss
Sónia a palavra facto continua a escrever-se facto com "c". O "c" só seria retirado se ao dizermos a palavras a verbalizássemos "fato" o que não acontece, porque dizemos "facto".
EliminarBeijinhos,
Nocas*
Bem...andamos ainda um bocado baralhados com as mudanças! Tenho algumas dúvidas no que mudou ou não mas espero em breve saber melhor.
EliminarObrigado Nocas pelo esclarecimento.
*kisses*
Pois é... vai ser difícil escrever de acordo com o novo acordo... mas temos mais 2 anos... Pelo menos na minha empresa até 2005 não vamos aderir e eu prefiro assim... pois vão ser difícil mesmo... Agora gosro de escrever português e não pokemom ou pretegues... Faço questão de escrever como deve ser... defeito mesmo...
ResponderEliminarBjs
Luisa
http://efoiumdiaqueelacriouoseublogue.blogspot.com/
É difícil principalmente porque muitas coisas ainda não compreendemos e não fazem sentido mas enfim...daqui a uns anos lá terá que ser.
Eliminareheheh olha gostei do escrever pokemom ou pretegues eheheh infelizmente isso acontece muito. Eu abrevio muita coisa mas mais nos meus apontamentos ou algumas mensagens rápidas, fora isso também faço questão de escrever direitinho ;) não é defeito, assim é que devia ser (é assustador a quantidade de erros que se vê por aí...e não estou a falar de erros que tenham a ver com o acordo ortográfico)!
*kisses*
Bem... Com o novo acordo se calhar até que está certo... lol
ResponderEliminarEu sou completamente contra o acordo, e recuso-me a escrever daquela forma!!
Beijinhos
seferys.blogspot.com
Foi o que pensei eheheh enfim mas foi apenas uma brincadeira! Uma desculpa para falar sobre o assunto que me deixa algumas dúvidas...
EliminarContinuo com as dúvidas mas por enquanto mantenho a escrita da "velha" forma até que seja mesmo obrigatório...estou atenta e tenho noção do que muda para que não custe tanto a mudança mais tarde.
*kisses*
http://pt.wikipedia.org/wiki/Okupa
ResponderEliminarEspero que te tenha esclarecido, bem como aos restantes visitantes do blogue :)